Noite e madrugada de ataques
Desde o início dos ataques criminosos em Santa Catarina, até as 7h deste domingo (3), foram registradas 43 ocorrências, em 14 municípios e 20 pessoas já foram detidas. Entre 18h de sábado (2) e 7h de hoje, além do confronto que acabou na morte do suspeito, a polícia registrou três ônibus de transporte público e duas carretas particulares incendiados, disparos contra a casa de um policial civil, contra duas delegacias e ataques a três subprefeituras.
Abaixo o relatório detalhado de cada ocorrência entre 18h de sábado e 7h de domingo:
02/02/2013 18h02 - Criciúma
Na Rua Geral Renascer, Criciúma, houve ofensiva a um ônibus da linha Renascer. Segundo o motorista, aproximadamente dez homens invadiram o veículo, sendo que quatro estavam armados vestindo moletons pretos. Os suspeitos fugiram em direção ao matagal da Cohab Nova, mas até o momento não foram encontrados. As guarnições realizaram abordagem em uma residência e no quintal encontraram os moletons usados no ataque. Ninguém se feriu e as viaturas continuam realizando rondas com intuito de encontrar os mesmos.
02/02/2013 21h22 19ºBPM – Maracajá
Na BR-101, em um posto de combustível, duas carretas (uma de combustível) pegaram fogo no pátio do posto, quando os motoristas jantavam em restaurante no local. Os veículos foram consumidos pelo fogo.
02/02/2013 21h30min 9ºBPM – Criciúma
Por volta das 21h30min, no Bairro Tereza Cristina, foi ateado coquetel molotov na casa de uma policial civil. Não tinha ninguém no local. Duas viaturas de policiais militares que conseguiram conter o fogo com os extintores das mesmas. Os suspeitos seriam dois homens em uma motocicleta.
02/02/2013 22h11 - São Francisco do Sul
No Bairro De Paulas, uma viatura policial militar confirmou o incêndio a um ônibus de transporte coletivo. Houve danos de pequena monta e sem vítimas.
03/02/2013 00h30 – Joinville
Na Rua Emílio Landmann, no Bairro Aventureiro, dois homens passaram em uma motocicleta e o carona efetuou quatro disparos de arma de fogo contra a base da Polícia Militar do Aventureiro/8°Batalhão. Havia policiais no local, mas os tiros não chegaram a atingir o espaço.
03/02/2013 01h10 – Araquari
Na SC-301, quatro homens em duas motos colocaram fogo em uma das salas da subprefeitura de Araquari, que foi toda destruída pelas chamas, sendo queimada a mobília e alguns computadores, como também o forro. Nesta edificação há também um posto da Polícia Militar da 2ª Cia/27°Batalhão de Polícia Militar, utilizado para apoio de viaturas.
No momento, o posto encontrava-se fechado e não chegou a ser atingido pelo fogo, pois havia uma viatura nas proximidades, que chegou rapidamente e junto com os bombeiros voluntários. Entretanto, o mesmo ficou com a rede elétrica danificada. Os suspeitos fugiram e ainda não foram localizados.
02/02/2013 – 23h31 – Itajaí
Na Rua Silvester Moser, Bairro Cordeiros, A Polícia Militar recebeu o comunicado de atentado contra a subprefeitura, sendo deslocada uma viatura para o local. O solicitante informou que dois homens, possivelmente menores e de bicicletas, jogaram um coquetel molotov na parte dos fundos. Porém, eles erraram o alvo, pois o coquetel acertou o muro, não concretizando o incêndio no local. O vigilante acredita que o alvo seriam os veículos que estavam ali.
03/02/2013 – 01h35 – Joinville
Na Rua Atila Urban, Bairro Panaguamirim, um ônibus de transporte coletivo, que estava circulando com escolta de uma viatura da Polícia Militar, teve um vidro lateral quebrado, atingido por uma pedra, provavelmente, disparado por um estilingue, não sendo localizado o autor do fato.
03/02/2013 – 02h02 – Chapecó
No Bairro São Pedro, foi constatado a tentativa de incêndio na garagem da prefeitura. No local, a tela estava cortada e vasilhame com combustível foi encontrado.
03/02/2013 – 02h05 – Chapecó
No Bairro Jardim América, foi incendiado microônibus escolar que estava estacionado em via pública.
03/02/2013 - 05h03 - São Francisco do Sul
Dois homens em uma motocicleta jogaram um coquetel molotov nos fundos da base do 27º Batalhão de Polícia Militar. A situação foi controlada e o fogo apagado com extintor da base.
03/02/2013 - 03h15min – Joinville
Na Avenida Paulo Schoroeder, um policial militar visualizou dois homens em uma motocicleta com a placa dobrada, efetuando disparos de arma de fogo para o alto. O mesmo acionou o 190 e acompanhou os suspeitos em seu carro. Informou também dois colegas que estavam de folga, os quais se deslocaram com carro particular em auxilio, vindo a se deparar com a motocicleta em fuga na Rua Copacabana, Bairro Copacabana.
Eles tentaram abordar a mesma, se identificando como policiais militares, mas o condutor da motocicleta sacou uma arma de fogo. Momento em que um dos policiais efetuou um disparo, que acertou o condutor da motocicleta. O rapaz morreu no local.
As informações foram repassadas pela secretaria de Estado da Comunicação.